Duração: aprox. 3 dias Difícil
TRAV. PETRÓPOLIS X TERESÓPOLIS 2025 (VIP)
A TRAVESSIA PETRÓPOLIS – TERESÓPOLIS é considera uma das travessias de montanhas mais lindas do Brasil! Se encontra no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) – Rio de Janeiro.
Embora seja a mais linda do Brasil, também é a segunda mais pesadas do país, perdendo apenas para a Travessia da Serra Fina, também no Rio de Janeiro.
Classicamente é feita em 3 dias:
1º dia → Sede de Petrópolis até o Camping do Açu (8 km de subida)
2º dia → Camping do Açu até o Camping do Sino (9 km de trechos variados com obstáculos naturais e uso de equipamentos)
3º dia → Camping do Sino até a Sede de Teresópolis (11 km de descida)
Ao todo são 28 km de muita aventura, curtição, superação, desafio, amizade, contemplação, total contato com a natureza, nascer e por do sol sensacionais... e muuuuuito mais!
Além dos clássicos trechos de caminhada, possuem trechos específicos e trabalhosos, que nossos GUIAS & INSTRUTORES PROFISSIONAIS DE ESCALADA colocarão equipamentos de segurança e darão toda instrução e apoio necessário, rebocando mochila (se necessário), para que cada participante passe com mais facilidade e preso aos equipamentos, como é o caso do Cavalinho, o Mergulho, e outros se houver necessidade.
FORNECEMOS:
✅ Alimentação (almojanta)
✅ Barracas Azteq e Naturehike (1 e 2 lugares)
✅ Mochilas da Deuter (litragem: 55+10 e 65+10)
✅ Saco de dormir Deuter e Nautika (zero grau no conforto)
✅ Isolantes térmicos
✅ Bastões de caminhada
Mais informações clique no CRONOGRAMA ou nos chame pelo nosso WHATSAPP DE ATENDIMENTO!
▶️ Modalidade: Travessia com pernoite/camping e escalaminhada
▶️ Duração: 3 dias
▶️ Horário de concentração: 04:00 horas
▶️ Horário de No-Show (perda de 100%): 04:30 horas
▶️ Local de Encontro: Dezenove de Fevereiro Nº 23 - Botafogo - Rio de Janeiro (base da Kmon Adventure)
▶️ Trilha: Pesada (8 a 11 km por dia)
▶️ "Escalaminhada": Fácil (com equipamento)
PRIMEIRO DIA
Nossa aventura começa em Botafogo, na sede da Kmon Adventure (19 de Fevereiro N° 23 - Botafogo - Rio de Janeiro), onde é o nosso ponto de encontro oficial e o nosso transporte buscará todos os participantes. O segundo ponto de encontro será na padaria Rainha de Bonsucesso, em Petrópolis.
Todos precisam chegar as 04:00 horas (em ponto), para começarmos a arrumar todas as mochilas no transporte e conseguirmos dar início a nossa viagem as 04:30. Sairemos em ponto e o não comparecimento será considerado No-Show (falta).
Iremos fazer uma parada estratégia em uma padaria lá de Petrópolis (Rainha de Bonsucesso), um pouco antes de chegar no parque. Lá ficaremos 30 minutos.
Chegaremos na entrada do parque em torno de 07:00 horas, e ao chegar lá, nossos guias terão que resolver toda a parte burocrática em relação aos ingressos, apresentando o documento de cada participante, pois cada reserva é feita pelo CPF e intransferível.
O participante SEM DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO NÃO PODERÁ ENTRAR NO PARQUE!
Antes de iniciarmos a caminhada, nossos guias irão ajudar com o alongamento e dar instruções básicas, como regulagem das mochilas, regulagem dos bastões de caminhada, etc.
Da entrando do parque até o Camping do Açu são 8 km com aproximadamente 1000 metros de desnível. Até lá faremos 5 paradas estratégicas para descansar, retirar um pouco a mochila das costas, beber água e fazer algumas fotos, Até porque os lugares são incríveis!
Respectivamente:
▶ Bifurcação Açú / Cachoeira
▶ Pedra do Queijo (mirante)
▶ Ajax (mirante e ponto para pegar água)
▶ Chapadão (mirante
▶ Graças a Deus (mirante)
O Tempo de subida até o Camping Açú gira em torno de 6 horas na média, já incluindo o tempo nessas paradas descritas acima.
Obs: este tempo é apenas uma média, pois isso varia bastante de acordo com o ritmo de caminhada dos participantes (podendo ser mais ou menos. Mas, é importante e seguro não ultrapassar muito este tempo.
Chegando no Camping Açu, após montarmos as barracas e nos recuperarmos um pouco do cansaço, poderemos ir até o Morro do Cruzeiro (5 min do Açú) para apreciar o Pôr do Sol, que por sinal é fantástico!
Ao retornarmos, nossos guias irão preparar o ALMOJANTA (para quem contratou) e após se alimentarem, todos precisarão descansar para se recuperar para o dia seguinte, que normalmente é o mais cansativo.
A louça suja do almojanta são nossos guias que limpam, pois a água normalmente é bem fria e os participantes provavelmente estarão cansado e precisando dormir o mais rápido possível.
SEGUNDO DIA
O segundo dia já começa com um nascer do sol espetacular!
O nascer do sol no Castelos do Açú é uma das experiências mais procuradas para quem procura esta travessia. O tempo estando aberto, sem dúvida é um lugar espetacular para apreciar o nascer do sol.
O horário do nascer do sol depende da época do ano (de maio a outubro), pode variar entre 05:30 a 06:15.
O ideal é cada participante desmontar a barraca de camping e arrumar a mochila antes de ir para o nascer do sol, assim é possível apreciar o nascer do sol e logo em seguida tomar seu café da manhã tranquilo, sem correria.
O horário ideal para iniciar a caminhada é as 07:00 horas, com tolerância até as 08:00 horas. Por este motivo é importante que todos desmontem a barraca antes de ir para o nascer do sol, embora seja mais trabalhoso e cansativo.
Após todos tomarem café da manhã e fazerem o alongamento (fundamental) iniciaremos a caminhada com destino ao Camping do Sino.
Este dia é o mais cansativo e trabalhoso, principalmente pelos trechos mais técnicos e expostos, que requerem muita atenção!
NA SEQUÊNCIA TEMOS:
▶ Descida pelo rampão (trecho exposto)
▶ Subida do Morro do Marco (íngreme)
▶ Descida do Morro do Marco
▶ Subida do Morro da Luva (íngreme e cansativo)
▶ Descida do Morro da Luva
▶ Subida do Elevador (trecho exposto)
▶ Descida pelo rampão (trecho exposto)
▶ Descida pelo para o Vale das Antas
▶ Subida da Baleia
▶ Mergulho (trecho exposto)
▶ Subida da Pedra do Sino (íngreme)
▶ Cavalinho (trecho exposto)
▶ Coice do Cavalo (trecho exposto)
▶ Término da subida da Pedra do Sino
▶ Camping do Sino (ao lado do abrigo 4)
Ao todo são quase 1000 metros de desnível, somando todas as subidas e descidas!
Os trechos expostos são mais demorados para passar devido a toda atenção que precisa se ter e em alguns deles termos que utilizar equipamentos de segurança, como sempre fazemos no mergulho e no cavalinho e as vezes no segundo rampão.
As vezes, quando necessário no trecho do elevador, nossos guias sobem com a mochila de um ou outro participante que tenha mais dificuldade, pois embora seja um trecho fácil, é bem exposto e precisa ter muita atenção e equilíbrio.
Neste trecho, dependendo do tamanho da mochila, pode ser chato de passar, pois a mochila pode atrapalhar não somente com o peso, mas também com o volume, que interfere na visão e equilíbrio.
NO TRECHO DO CAVALINHO TODOS UTILIZARÃO EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA OBRIGATORIAMENTE, como uma corda fixa para puxar e outra corda que fica presa a cadeirinha de escalada, que é a corda principal da segurança! Neste trecho, as mochilas serão rebocadas com a corda, assim facilitará cada participante a subir estre trecho, pois sem mochila cargueira é bem mais fácil e rápido.
Logo em seguida tem um outro trecho, que é o Coice do Cavalo. Neste trecho não é necessário utilizar a cadeirinha de escalada, mas a corda de apoio para puxar ajudará bastante, principalmente se subirmos as mochilas antes (o que sempre facilita).
Chegando no Camping do Sino, todos devem montar equipamento imediatamente, escolhendo a melhor área de camping e o mais próximo do abrigo possível.
Quando for 17:00 horas, iniciaremos a subida até a Pedra do Sino (sem mochila e em torno de 30 minutos) para a apreciação do Pôr do Sol. Para isso, todos precisam levar toda roupa de frio e lanterna, pois ao sol se pôr, a temperatura abaixa bastante e imediatamente, principalmente se estiver ventando, o que é muito comum.
Observações:Existem diversos pontos de água durante a travessia com água limpa. Caso alguém tenha o organismo sensível, pode-se utilizar o clorin para purificação da água.
Ao retornarmos do Pôr do Sol na Pedra do Sino, nossos guias irão preparar o almojanta (para quem contratou) e seguir o mesmo padrão que no camping do Açu.
TERCEIRO DIA
O terceiro dia da travessia é o mais tranquilo de todos, pois embora seja o dia mais longo (11 km) é o mais fácil de todos por não tem trechos expostos e nem trechos tão íngremes como os outros.
O nascer do sol fazemos na Pedra da Baleira, que fica a apenas 5 minutos no camping do Sino e também possui uma chance muito maior de estar com visibilidade sem nuvens. Já a Pedra do Sino, por ser mais alta é bem comum estar cobertos por nuvens passageiras.
Como este último dia é mais tranquilo, não precisa desmontar o equipamento tão cedo, então é possível deixar as barracas montadas e irmos para o nascer do sol. Ao retornarmos, aí sim podemos desmontar equipamento com calma e sem correria.
Se começarmos a iniciar a descida as 08:30 da manhã, já vai ser ótimo, pois demora em torno de 4 a 5 horas.
Se todos estiverem descansados, podemos fazer um desvio na descida da trilha e passarmos no Morro da Cruz, que tem uma paisagem espetacular do Vale Paquequer, Agulha do Diabo e Mirante do Inferno, sem contar a paisagem de toda a cidade de Teresópolis.
O transporte irá nos buscar no final da trilha, na Barragem, normalmente marcado para as 13:30.
Após descermos e já estamos no transporte, iremos almoçar em um restaurante em Teresópolis, porque estaremos “morrendo” de fome e precisando de uma boa refeição!
Este horário é uma previsão! Não façam nenhuma programação, pois é comum acontecer atrasos!
Normalmente terminamos em Teresópolis em média as 16:00 horas, contando com o horário de deslocamento do parque até o restaurante e almoço.
A previsão (apenas previsão) de chegar em Botafogo é em torno de 18:00 horas, podendo ter atrasos!
INCLUSO
✔️ Autorização do parque (ingresso)
✔️ Transporte (partindo de Botafogo)
✔️ Workshop (explicando tudo sobre a travessia)
✔️ 2 pernoites (camping)
✔️ 1 ou 2 guias/instrutores de escalada
✔️ Equipamentos de segurança (p/ o Cavalinho e o Mergulho)
✔️ Instrução nos trechos expostos
✔️ Consultoria (via WhatsApp)
✔️ Kit primeiros socorros (precaução)
✔️ Joelheira (precaução)
✔️ Tala de imobilização (precaução)
◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾
CORTESIA DA KMON (quando possível de acordo com a data)
⚠️ Fotos
⚠️ Vídeos
⚠️ Drone (imagens aéreas)
◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾
SERVIÇOS A PARTE (para aluguel)
❌ Alimentação (Almojanta)
❌ Barraca de camping (1 e 2 lugares)
❌ Mochila cargueira (55+10 e 65+10 litros)
❌ Saco de Dormir (Deuter e Nautika)
❌ Isolante térmico
❌ Bastão de caminhada
ABRIGOS
A princípio e por tempo indeterminado, todos os abrigos do PARNASO estarão fechados, tanto no Abrigo Açú como o Abrigo 4 (na pedra do Sino), porém a cozinha (espaço) estará aberta para utilização, já com os utensílios básicos.
◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾
CAMPINGS
Os campings estão abertos com vagas limitadas (e bem disputadas)!
Ambos possuem a mesma infra-estrutura, com:
☑️ Água limpa
☑️ Banheiro
☑️ Pia com água limpa
☑️ Área de camping
☑️ Chuveiro (água fria)
NÃO POSSUI:
✖️ Luz
✖️ Eletricidade
✖️ Banho quente
◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾◾
No ano de 2024 o banheiro do camping estava fechado por um tempo. Este ano de 2025 acreditamos que o banheiro com camping estará aberto.
NO GUIAMENTO VIP (PARTICULAR)
Estamos limitando em 6 pessoas por grupo.
Os valores são proporcionais ao número de pessoas, sendo:
Esses valores já incluem o transporte saindo da base da Kmon Adventure (Rua 19 de Fevereiro Nº 23 - Botafogo - RJ
A travessia Petrópolis x Teresópolis é considerada a segunda travessia de montanha mais difícil do Brasil, pendendo no ranking apenas para a travessia da Serra Fina, também no Rio de Janeiro.
Esse grau de dificuldade é avaliado por diversos motivos, como por exemplo:
- Distância da travessia (28 km ao todo)
- Desnível diário de 1000 metros (elevação de subida e descida)
- Trechos trabalhosos e expostos (degraus altos, rampas de pedra, Elevador, Mergulho, Cavalinho e outros)
- Mochila cargueira (de 65 litros e com 12 a 18 kg na média)
- Frio (podendo chegar a zero grau de madrugada nos meses de junho e julho)
Acampamento com infraestrutura básica (banheiro, chuveiro, água limpa e pia)
Por esses motivos acima e outros, nós deixamos bem claro que a Travessia Petrópolis x Teresópolis não é uma trilha para iniciantes. É recomendável que cada participante tenha experiências anteriores em outras trilhas pesadas e travessias de montanha com acampamento.
Se não tiver muita experiência e mesmo assim queira fazer esta travessia, recomendamos contratar o nosso Guiamento Vip (particular) ou até mesmo contratar o nosso serviço de Porteador (Sherpa / carregador de peso), pois isso ameniza uma série de problemas/dificuldades, lhe proporcionando uma melhor experiência!
EQUIPAMENTOS
▶ Mochila cargueira 65 litros (ou maior)
▶ Barraca de camping (sem vaga sobrando e que suporte 2.000 de coluna d’agua)
▶ Isolante térmico (com 10 mm ou mais)
▶ Saco de dormir (que suporte pelo menos zero graus no conforto)
▶ Bota de trilha impermeável (preferência de cano longo)
▶ Saco stank (impermeável)
▶ Lanterna de cabeça (com pilhas extras)
▶ Bastão de caminhada (ótimo para proteger os joelhos e dar equilíbrio)
===================================================
VESTUÁRIO
▶ Roupa impermeável (anorak/capa de chuva e calça)
▶ Roupa de frio (casaco, calça, luva, gorro, etc)
▶ Roupa pra dormir (que irá repetir todas as noites)
▶ Roupa de trilha (leves, confortáveis e que ajude na mobilidade)
▶ Chapéu grande ou boné
▶ Chinelo leve (para usar no camping)
Obs:
a) A roupa para dormir será a mesma nos dois pernoites.
b) A roupa da trilha, é comum se repetir, exceto as meias e roupa de baixo.
===================================================
LANCHE DE TRILHA
▶ Barras de proteína
▶ Barras de cereais
▶ Oleaginosas (castanha, amêndoas, etc)
▶ Banana desidratada (frutas secas)
▶ Doces (chocolate, paçoca ou mel)
▶ Salada de atum (marca Gomes da Costa. Ótima para mini refeições)
===================================================
ALIMENTAÇÃO (JANTAR)
Quem não contratar o nosso "almojanta" terá que levar toda a alimentação e também os itens para o preparo do jantar:
▶ Alimentos
▶ Panelas
▶ Fogareiro
▶ Refil (gás do fogareiro)
▶ Todos os talheres
▶ Temperos e etc
===================================================
OUTROS ÍTENS
▶ Kit higiene pessoal (papel, toalha, sabonete, pasta, escova e pasta de dente)
▶ Protetor solar (fator alto)
▶ Câmera fotográfica (com bateria extra)
▶ Carregador portátil
▶ Óculos escuros
▶ Medicação (para dor, lesão ou relaxante muscular)
Observação: Levaremos um kit primeiros socorros, mas nele não terá nenhum tipo de medicação.
BARRACAS DE CAMPING
INDIVIDUAL (1 lugar)
Marca: Azteq ou Nature Hike
Em estoque: 5 unidades
Peso: 1,7 kg (leve e compacta)
Coluna d’agua: 4 a 6 mil de coluna d'agua
Valor: R$ 200,00 (a barraca e não por pessoa)
DUPLA (2 lugares)
Marca: AzTeq
Em estoque: 2 unidades
Modelo: Nepal
Peso: 2,4 kg (leve e compacta)
Coluna d’agua: 6.000
Valor: R$ 250,00 (a barraca e não por pessoa)
==============================
MOCHILA CARGUEIRA
Marca: Deuter
Modelo: Aircontact Lite (55+10 ou 65 + 10)
Em estoque: 10 unidades
Valor: R$ 250,00 (por roteiro e não por dia)
==============================
SACO DE DORMIR
Marca: Deuter
Em estoque: 2 unidades
Modelo: Exosphere Zero
Temperatura: Zero (no conforto)
Valor: R$ 225,00 (por roteiro e não por dia)
-------------------------------------------------
Marca: Nautika
Em estoque: 6 unidades
Modelo: Antartic
Temperatura: +3 graus (no conforto)
Valor: R$ 110,00 (por roteiro e não por dia)
==============================
ISOLANTE TÉRMICO
Marca: Azteq
Em estoque: 6 unidades
Espessura: 10 mm
Valor: R$ 110,00 (por roteiro e não por dia)
==============================
BASTÃO DE CAMINHADA
Marca: Quechua
Em estoque: 6 pares
Valor: R$ 95,00 (por roteiro e não por dia)
A alimentação é dificuldade comum entre os participantes, pois as pessoas erram muito em relação ao que levar e na quantidade certa a se levar.
Além disso, também seria necessário levar:
▶ Fogareiro
▶ Refil (gás do fogareiro)
▶ Panelas e talheres completo
Um dos maiores problemas é também o trabalho de ter que cozinhar, mesmo estando cansado ou querendo se aproveitar do pôr do sol.
===========================
PARA FACILITAR, NÓS OFERECEMOS O “ALMOJANTA”. ELE É SERVIDO NORMALMENTE APÓS O PÔR DO SOL E POSSUI CARDÁPIDO ÚNICO POR DIA:
1º DIA ▶ Strogonoff de frango + arroz + batata palha + suco (tang)
2º DIA ▶ Macarronada a bolonhesa com linguiça calabresa/paio + queijo ralado + suco (tang).
Obs: Nas 3 manhãs, nós forneceremos café preto ou água fervida em nossos fogareiros.
VALOR TOTAL: R$ 195,00
------------------------------------------------
Observações importantes:
Quem optar por contratar o nosso “almojanta” não precisará levar fogareiro, refil ou panela, mas precisará levar seu prato, talher e copo individual (de plástico).
O peso (reduzido) de toda alimentação será dividido entre todos os participantes que contratarem o nosso almojanta, porém o mais pesado e volumoso nossos guias é que carregam em suas mochilas.
Mais informações em nossa Central de Atendimento, pelo WhatsApp (21) 979-603-299
O serviço de porteador é igual ao serviço de sherpa em alta montanha.
Cada porteador carrega no máximo 15 kg, independente do que seja, pode ser uma mochila cargueira inteira com 15 kg, ou apenas o equipamento de camping de duas ou três pessoas, como por exemplo:
▶ Barraca
▶ Saco
de dormir
▶ Comida
▶ Utensílios
de cozinha
O
importante é que no final a soma do peso não pode ultrapassar 15 kg!
Observação: terá uma balança para fazer essa pesagem, para sermos justos e não sobrecarregarmos os porteadores, até porque, são pessoas como nós, também podem se lesionarem ou se machucarem, embora com um maior preparo físico.
===================================================
VALOR POR PORTEADOR: R$ 950,00
Importante: Este serviço precisa ser contrato antecipadamente, com semanas ou até meses de antecedência, pois os porteadores precisam se programarem para fazer este tipo de atendimento/serviço.
✔️ O cancelamento deve ser FORMALIZADO e direto com o nosso SETOR FINANCEIRO PELO E-MAIL (financeiro@kmonadventure.com.br).
===================================================
Considerando que todo o valor foi pago, o participante terá:
✔️ 100% de devolução com 45 dias (ou mais) de antecedência;
✔️ 75% de devolução com 35 à 44 dias de antecedência;
✔️ 50% de devolução com 25 à 34 dias de antecedência;
✔️ 25% de devolução com 15 à 24 dias de antecedência;
❌ 14 dias (ou menos) de antecedência NÃO TERÁ DOVOLUÇÃO OU SALDO!
❌ Após o parque autorizar a reserva, NÃO SERÁ POSSÍVEL ALTERAR DATA, pois as vagas esgotam rapidamente e são INSUBSTITUÍVEIS!
- +55 (21) 979603299 | Abrir WhatsApp
- Dezenove de Fevereiro, 23 - Botafogo - Rio de Janeiro | Abrir com Google Maps
- Criaremos um grupo no WhatsApp c/ todos os participantes e faremos um Workshop detalhado sobre montanhismo!