5 erros fatais da venda online de pacotes de turismo
Muitas vezes, quando pensamos em vender passeios e atrativos turísticos, focamos em fazer várias coisas visando acertar. No entanto, mais do que acertar, quando se trata de fazer com que um cliente seja atraído e fidelizado, a maior importância se encontra em não errar nas coisas que verdadeiramente são essenciais.
No artigo de hoje, classificamos um top five, com cinco erros que certamente farão você perder vendas e clientes se não forem corrigidos e transformados o mais rápido possível! Então, vamos lá descobrir quais são eles?
1- Plataforma com usabilidade ruim
Ninguém merece em pleno século XXI ficar sofrendo pra conseguir explorar um site, não é mesmo? Um layout desorganizado, com uma estética de mau gosto e difícil navegação é sinônimo de desinteresse e desistência dos seus clientes.
Segundo uma pesquisa da Kissmetrics, 40% dos usuários abandonam as páginas que levam mais de 3 segundos para carregar. Além disso, cada 1 segundo a mais no tempo de carregamento do site reduz em 7% as conversões.
A usabilidade da sua página influencia diretamente no número de conversões de vendas, por isso, é de extrema importância que você invista em uma plataforma com um design atrativo, de rápida e fácil usabilidade e que tenha um layout responsivo (isto é, se adapte para os usuários que acessam pelo celular).
2- Informações bagunçadas, rasas ou difíceis de compreender
De nada adianta também ter um site super bacana e prático, mas informações péssimas sobre o que você está vendendo! Quando o seu cliente pensar em comprar um passeio turístico, ele tem que entrar no seu site e encontrar facilmente todas as informações que precisa para que seu caminho até a compra seja fluido, seguro, rápido e satisfatório. Outro detalhe importante para acrescentar junto às informações são fotos boas e de qualidade! Afinal, todo consumidor tende a ser super visual e influenciado pelas imagens que vê. Portanto, não seja raso ou vago: apresente todas as informações com todos os detalhes necessários na descrição dos seus pacotes, de forma clara e compreensível, incluindo o roteiro, as formas de pagamento e fotos que influenciem seu cliente a fechar a compra.
3- Demora no atendimento
Essa não precisa nem explicar muito, não é? Se quando se trata de acessar o site, diante da demora, muitos clientes já caem fora, o que diremos da demora no atendimento? Inaceitável! Infelizmente, isso acaba acontecendo com frequência nas agências e empresas que insistem em fazer tudo de forma manual, levando seu negócio a depender de pessoas que demandam disponibilidade de tempo para responder e guiar os clientes até o final do processo de compra. Lembre-se: comprar quase sempre é um ato sentimental, que envolve emoções, desejos e empolgação. Se o seu cliente tiver que ficar esperando um retorno da sua empresa para conseguir a reserva pro passeio que tanto deseja naquele momento, pode ser que ele deixe de desejar ou procure em outro lugar alguém que o satisfaça com mais agilidade.
4- Não transmitir confiança ou credibilidade
Ninguém é convencido a comprar em um lugar que não lhe passa confiança. De forma ainda mais intensa, o mesmo vale para sites. Afinal, quem está do outro lado dessa tela? Como posso saber se devo confiar e fazer um pagamento para essa empresa? Quem me garante que terei uma boa experiência? Para evitar cair nesse erro, sua empresa deve sempre focar em coletar avaliações positivas, expor suas recomendações por terceiros, e usar e abusar do gatilho da prova social, inserindo depoimentos de clientes, feedbacks positivos, além de manter a maior transparência possível sobre os seus processos e serviços.
5- Overbooking
Se existisse apenas um erro a ser escolhido para ser a definição de fracasso no ramo de passeios e atrativos, esse erro seria o overbooking! Afinal, quer um contratempo mais indesejado e desagradável do que fazer a sua reserva, efetuar seu pagamento, se encher de expectativas, e no dia de viver aquela experiência tão desejada e aguardada, ser surpreendido com a notícia de que há outro em seu lugar ou que não há espaço para você?
O overbooking é o pesadelo de todo turista ou viajante, e é um erro que você não pode se conformar em cometer!
É por esse e todos os demais motivos listados aqui que a mymento existe: para garantir que nenhum erro seja cometido e a experiência do seu cliente saia além do esperado superando todas as suas melhores expectativas!
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Este artigo foi escrito em 31/03/2022. Devido à dinâmica do mundo digital e da nossa empresa, algumas informações, promoções ou outros detalhes informados podem ter perdido a atualidade desde então. Em caso de dúvidas, entre em contato com o nosso suporte.