6 passos para configurar o novo recurso do Google Analytics 4 com a mymento

6 passos para configurar o novo recurso do Google Analytics 4 com a mymento


Se você tem um site, blog ou um e-commerce do setor de turismo ou de outros setores deve ter acompanhado as notícias sobre a mudança do Google Analytics, a principal ferramenta de análise de dados do Google. Desde o dia 1º de julho de 2023 a companhia encerrou as atualizações do Google Analytics Universal e direcionou a ferramenta para uma nova geração, passando a se chamar Google Analytics 4 (GA4). 


Com essa recente modificação, os nossos parceiros, os profissionais de marketing, empresas e empresários do setor de turismo e de outros setores precisam realizar a migração de suas contas do Google Analytics Universal para o GA4, além de criar e adaptar o novo formato de análises de dados obtidos pela ferramenta do Google. 



Mas afinal, quais são os impactos reais dessa mudança?


O Google Analytics 4 foi projetado para fornecer insights mais profundos sobre o comportamento dos usuários em vários dispositivos e plataformas, além de oferecer uma abordagem mais centrada no usuário em comparação com as versões anteriores do Google Analytics.



Listamos aqui alguns dos principais diferenciais do Google Analytics 4 (GA4):


  • Modelo de Eventos Flexível: O GA4 introduz um modelo de eventos mais flexível, permitindo que os usuários definam eventos de maneira personalizada, adequando-os aos seus próprios objetivos e metas.
  • Acompanhamento Multiplataforma: O GA4 é projetado para rastrear o comportamento dos usuários em várias plataformas, incluindo sites, aplicativos para dispositivos móveis e até mesmo dispositivos conectados.
  • Análise de Funil de Eventos: O GA4 oferece uma análise mais avançada de funis de eventos, permitindo que você entenda como os usuários se movem através de etapas específicas em suas interações com o seu site ou aplicativo.
  • Foco na Privacidade: O Google Analytics 4 coloca uma ênfase maior na privacidade e na conformidade com regulamentos, como o GDPR. Ele utiliza identificadores exclusivos, mas também permite que os usuários ajustem as configurações de anonimização de dados.
  • Previsões e Inteligência Artificial: A nova versão inclui recursos de previsões integradas, que utilizam a inteligência artificial para prever tendências futuras com base nos dados históricos. Você sabia que a mymento também utiliza Inteligência Artificial em sua plataforma. Clique aqui e conheça esse super diferencial. 


Como eu faço para usar o Google Analytics 4 no meu site de turismo?


Agora que você já conhece o que é e quais são as principais novas funções do Google Analytics 4, trouxemos um diferencial exclusivo para os parceiros da mymento incorporarem o uso do GA4 no seu site de turismo. 


De uma maneira rápida e fácil, você pode instalar o tagueamento completo no seu site de turismo e acompanhar em tempo real a navegação entre as páginas, agendamentos e carrinhos de compras muito mais informações que a integração entre a mymento e o Google Analytics 4 tem a oferecer. 



Para criar uma conta do Google Analytics 4 e instalá-la na plataforma da mymento, siga as 6 etapas abaixo:


  1. Criando uma conta do GA4: Acesse o site do Google Analytics e faça login com sua conta do Google. No menu inferior esquerdo, clique em "Administração". Na coluna "Conta", clique em "Criar conta" e siga as instruções para criar sua nova conta do GA4. Selecione "Web" como a plataforma de medição.
  2. Configurando uma propriedade: Após criar a conta, clique em "Criar propriedade" e forneça um nome para ela. Insira a URL do seu site na seção "Detalhes da propriedade" e selecione a opção de compartilhamento de dados adequada às suas necessidades.
  3. Obtendo o ID de acompanhamento: Ao concluir a configuração da propriedade, você verá o ID de acompanhamento do GA4. Ele será exibido no formato "G-XXXXXXXXXX". Copie esse ID, pois você precisará inseri-lo na plataforma da mymento.
  4. Acessando a mymento: Faça login na plataforma mymento e acesse a seção "Site" - "Integrações".
  5. Inserindo o ID de acompanhamento do GA4: Na seção "Google", cole o ID de acompanhamento do GA4 no campo designado, chamado de "Google Tag ID". Salve as alterações.
  6. Verificando a instalação: Para verificar se o GA4 foi instalado corretamente, acesse o painel do GA4 e verifique se a atividade em tempo real está sendo registrada. Abra seu site em outra janela ou aba do navegador e navegue em algumas páginas para ver se os dados estão sendo capturados.

Pronto! Agora você instalou o Google Analytics 4 na plataforma da mymento, e poderá começar a coletar dados valiosos sobre o comportamento dos usuários no seu site. Lembre-se de que leva algum tempo para que o GA4 colete dados suficientes para fornecer insights significativos, portanto, continue utilizando a plataforma regularmente para obter o máximo benefício.


E se você já utilizava o Google Analytics no seu site, a sua migração deve ser feita através da plataforma do Google. Acesse o seu ambiente e veja as orientações que aparecerão para você no cabeçalho. É importante que você faça essa migração o quanto antes para não perder nenhuma informação e se manter sempre atualizado.


E como fazer a leitura dos dados?


No Google Analytics 4 os registros das navegações do usuário são chamados de eventos. Existem alguns eventos padrões, captados pelo Google em todos os tipos de site e tem alguns eventos personalizados, onde a plataforma registra informações específicas e focadas para cada modelo de negócio. Na mymento, além dos eventos padrões, preparamos mais 6 eventos principais para mapear o seu negócio do setor de turismo. 


Alguns eventos padrão do Google são:

  • Número de visitas no site;
  • Número de usuários no site;
  • Número de usuários em tempo real;
  • Scroll da Página.

Os eventos personalizados oferecidos exclusivamente pela mymento:

  • Volume de Vendas: apresentação da quantidade de vendas registradas no site. Nome do evento: purchase
  • Carrinho de Compra: visualização do carrinho de compras. Nome do evento: view_cart
  • Solicitação de Contato no Formulário: usuários que solicitaram um contato no site. Nome do evento: contact_form
  • Solicitação de Contato por WhatsApp: usuários que clicaram no botão do WhatsApp para iniciar uma conversa. Nome do evento: open_whatsapp
  • Visualização Detalhe do Item: usuários que acessaram os detalhes da página. Nome do Evento: view_item
  • Alteração de Idioma: usuários que solicitaram a mudança no idioma do site. Nome do Evento: tradutor


#dicadamymento


Tenha em mente que os dados fornecidos pelo GA4 são fundamentais para o seu negócio, pois com eles é possível entender como os usuários, leads e clientes interagem com a sua página. Utilize esses dados a seu favor e faça melhorias contínuas no seu site de turismo com os aprendizados obtidos através das informações. Assim você poderá ter um site de turismo otimizado e de acordo com as preferências que o seu usuário e cliente precisam e para que você possa vender muito mais. 



Para refletir


Entender como é o comportamento de navegação e compra de um cliente é uma das principais tarefas de todos aqueles que possuem um site ou uma loja online. E hoje com a solução da mymento é possível obter esses dados de forma rápida e muito simples, porque sabemos que você precisa focar em quem mais importa: o seu cliente!


Acesse a sua plataforma e atualize a sua ferramenta hoje mesmo. E se você ainda não tem a solução de tecnologia da mymento na sua empresa de turismo, contrate agora mesmo clicando aqui ou converse com um de nossos especialistas e aproveite esse e muitos outros recursos inovadores e tecnológicos da mymento.


Este artigo foi escrito em 10/08/2023. Devido à dinâmica do mundo digital e da nossa empresa, algumas informações, promoções ou outros detalhes informados podem ter perdido a atualidade desde então. Em caso de dúvidas, entre em contato com o nosso suporte.

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