escrito por Johannes Noebels, atualizado 20/02/2021

Conteúdo
  1. Por que vender online no turismo?
  2. Como funcionam as vendas online de passeios turísticos?
  3. Quanto custa um sistema de vendas e reservas online?
  4. Devo desenvolver minha própria plataforma de vendas online?

Por que vender online no turismo?


A digitalização no mundo inteiro está avançando rapidamente. Em alguns seguimentos mais rápido, em outros mais devagar. Hoje em dia, ninguém pede mais pizza por telefone ou chama um taxi via central de taxi. No turismo também estamos indo na mesma direção: passagens aéreas e hotéis são reservados quase exclusivamente online. E com tudo isso os consumidores estão cada vez mais acostumados a pesquisar, reservar e pagar online e receber a confirmação imediatamente no celular ou por e-mail. Mesmo quem não estava acostumado a comprar online, depois da pandemia atual e todas as mudanças que ela trouxe, agora está se aproximando aos meios digitais.

Resumindo: Os consumidores exigem canais de vendas e reservas online e querem atendimento imediato.

O mercado de passeios turísticos, atrações, aventuras na natureza e ecoturismo ainda está pouco digitalizado. Muitas vezes é necessário entrar em contato via Whatsapp ou Instagram, esperar um resposta, trocar várias mensagens para descobrir valores, horários e finalmente fechar a reserva pagando um sinal. Com sistemas de vendas online, o turista consegue pesquisar e encontrar todas as informações necessárias, ver valores e horários disponíveis em tempo real e confirmar sua reserva imediatamente 24 horas por dia e 7 dias por semana. Mesmo quando o atendimento da empresa está fora do trabalho ou em passeio e sem sinal. Turistas procurem por esse tipo de serviço e escolhem as que atendem os pedidos de reserva na hora.

Resumindo: Com vendas online você pode vender seus passeios e ingressos sem deixar seu cliente esperar e se destacar da concorrência.

Muitos atrativos turísticos apostam em vendas locais com vendedores nas ruas e praias. E, com certeza, é uma forma de vendas que funciona. Mas lá, você está disputando com muitas outras empresas querendo vender passeios parecidos. Na correria você não tem tempo de explicar os diferenciais do seu passeio e pode perder um cliente facilmente para a concorrência. Com um site bem elaborado e um sistema de vendas online, você prospecta seu clientes antes, ou no hotel ou até quando ele ainda nem chegou no seu destino. Como ainda poucas empresas de passeios turísticos apostam no mundo digital, essa é uma oportunidade enorme de se destacar.

Resumindo: A venda online é uma oportunidade enorme de se destacar da concorrência.

E, por fim, um sistema de vendas e reservas online, traz muitas  vantagens para o seu dia a dia. Você gasta menos tempo respondendo sempre as mesmas perguntas, gerencia promoções e descontos de forma automatizada, captura depoimentos e avaliações e tira relatórios em tempo real. Se você quer aprender mais sobre as vantagens das vendas online no turismo, fale com a gente! 



Como funcionam as vendas online de passeios turísticos?


Os sistema de vendas online para o turismo automatizam o processo de vendas de passeios e ingressos para parques e atrações. Diferente de sites de compra coletiva, você pode montar a sua própria loja, com suas cores, logotipo e seus preços e valores. Em seguida você cadastra os horários, datas, quantidade de vagas etc. Assim o sistema sempre vai saber quantas vagas ainda podem ser disponibilizadas e atualizar sua agenda em tempo real. Sistemas avançados como o da mymento, dão inúmeros de opções para mudar os valores para grupos, em feriados, para crianças. etc.

O link da sua loja você pode integrar no seu site através de um botão "Faça sua reserva agora" ou colocar na bio do seu Instagram. Você também pode enviar o link quando alguém entra em contato via Whatsapp ou Direct. Clientes que acessam sua loja podem escolher um passeio, ver as informações e escolher data e quantidade de pessoas. Como você cadastrou seus horários anteriormente, somente vagas realmente disponíveis serão vendidas, evitando over-booking. Em seguida o cliente pode pagar com as formas de pagamento que você aceita (cartão de crédito, boleto, PIX etc.)  e assim que o pagamento for confirmado o sistema envia um e-mail com a confirmação e QR-code para seu cliente. Você, empresário, recebe uma notificação e pode acompanhar suas vendas pelo site ou aplicativo. Simples assim!



Quanto custa um sistema de vendas e reservas online?


Sistemas prontos são comercializadas como serviço de software (software as a service, SaaS). Isso quer dizer que você não precisa investir em desenvolvimento e pode desfrutar de um sistema de vendas online que milhares de outras empresas já testaram. Os desenvolvedores do sistema desenvolvem novas funcionalidades constantemente e aplicam métodos de segurança com frequência. Para usar um sistema desse você paga apenas uma taxa mensal que varia entre R$ 100 a R$ 500 por mês, dependendo da quantidade de vendas e senhas de acesso. 

Devo desenvolver minha própria plataforma de vendas online?


Para fugir dos custos mensais, algumas empresas de passeios turísticos optem por desenvolver um sistema próprio.  Enquanto  isso faz sentido para empresas grandes com milhões de Reais em vendas todo mês, não é uma opção boa para pequenas e médias empresas.  O custo do desenvolvimento é muito alto e poder chegar na casa de dezenas de milhares de Reais. E mesmo assim você precisa de um servidor e  manutenção que geram custos mensais. O seu próprio sistema inicialmente vai dar alguns problemas e imprevistos e com cada melhora que você quer implementar você precisa investir novamente em desenvolvimento. Por esses motivos recomendamos a contratação de um sistema pronto.

Se você trabalha com passeios turísticos, aventuras, ecoturismo, atrações turísticas ou turismo receptivo em geral e gostaria de aprender mais sobre a nossa solução e sistema de vendas online, fale com nossos especialistas!

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